Sempre gostei de escrever. Tinha diarios quando adolescente e adulta, passei a ter um blog.

E sempre tive agendas também, para compromissos e tarefas. Mas dificilmente levava a agenda no mesmo ritmo ate o final do ano – Muitas folhas em branco, muitas tarefas perdidas pelo caminho...

Meu ultimo post falava de organizacao e eu falei de como tenho me adaptado a usar um caderno, e nao uma agenda, para me organizar no dia a dia. E eis que nas pesquisas sobre o que colocar no caderno encontrei o BULLET JOURNAL.

Bullet Journal eh um metodo criado por Ryder Carroll. Consiste no que ele chama de “rapid logging” – vc organiza suas atividades no caderno e as codifica : tarefas completadas, em andamento, eventos, ideias, etc... Tudo no mesmo lugar.

Existem varios codigos que vc pode usar pra se organizar. Como eu ainda uso o google agenda para tudo com data/hora confirmada, meu BJ ficou com uma funcao de to-do list mesmo. E a minha codificacao eh bem “keep it simple”, olha aí:
Existem mais codigos no BuJo. Uso apenas esses! Keep it simple! 

Tudo o que vc precisa eh de papel e caneta. Ou canetas. E dependendo do quanto vc gosta de enfeitar e customizar suas coisas vc pode virar ALOKA da papelaria! As opcoes sao infinitas. Eu comecei com um caderno simples, pequeno, pautado. Mas depois vi algumas opcoes e optei por um de folha quadriculada. Hoje uso um moleskine vermelho, fofo .

Foi o 3. caderno em cerca de um mes. Mas me encontrei no moleskine! 

Para enfeitar, vale tudo: stickers (adesivos), washi tapes (fitas adesivas coloridas), canetas diversas. Eu ja fiz minhas compras no Aliexpress e na Paperview e estou esperando ansiosamente pela chegada. Por ora embelezo meu BJ com um kit de canetas coloridas da Kilometrica + Lapis de cor nas mesmas cores + umas canetas que nem lembro mais onde comprei, mas gosto muito. E mais post-its coloridos, marcadores de página... Há quem invista pesado na decoracao do BuJo. Mas eu nao tenho nem talento, nem muito tempo pra isso. Entao decoro cada semana de acordo com o meu humor, e com bastante espaço para escrever. 
Pagina decorada, marcadores de pagina e adesivos de hidrataçao e de tarefas. 

Tá Cacau, e qual a vantagem nisso tudo? Bom, eu diria que memorizo muito mais o que eu escrevo. Colocar as atividades no papel me ajuda a nao esquece-las (ok, ainda uso o google agenda para me avisar das datas mais importantes). E ajuda a voltar a ter uma vida mais offline. O BuJo pode ser usado para N coisas – listar metas, listas do que vc gostaria de ver/fazer, habitos que deseja criar. E uma forma de “descarregar” do cerebro tudo aquilo que vc nao quer esquecer. E fica tudo num so lugar. Os americanos chamam isso de “brain dump” (despejo do cerebro).

Tem varios blogs, em portugues falando do BuJo. Eu gostei muito do Listografia, do da Paula Abrahao, do Desancorando e do Bagunça Criativa

Se vc quer conhecer o site original, eh so ir na pagina do Bullet Journal.

No Pinterest também tem muita fonte de ideias para o seu BuJo.

Como eu sempre digo, o processo de organizacao pessoal vai mudando com o tempo. Atualmente o bullet journal tem sido a melhor descoberta para minhas necessidades. Continuo usando o Google agenda para eventos com data definida, e o evernote para armazenar dados. Mas ter parte da vida organizada offline, eh bem bacana!

E voce, conhece o Bullet Journal? Acha que ele se aplica a você? Conta aí! Beijos!

Deixe um comentário